Estudo de caso: como melhorar a gestão de custos na sua empresa

Controlar todos os custos do processo de produção de uma indústria é uma tarefa bastante árdua, porém, extremamente necessária para colocar à venda produtos com um preço competitivo, uma margem de lucro saudável e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa.

Essa questão, no entanto, costuma gerar “dor de cabeça” para muitos gestores. Durante um bom tempo, o controle dessas informações era feito de forma superficial, sem levar em consideração cada etapa, material e pessoal envolvido. O resultado? Prejuízos e dificuldades financeiras constantes para as indústrias, dos mais variados segmentos.

Mas a forte competitividade no mercado tem levado muitas empresas a reverem seus processos e métodos para uma alcançar uma gestão de custos cada dia mais eficiente. O constante avanço da tecnologia, com o desenvolvimento de sistemas especializados em controladoria e finanças, também tem sido fundamental nessa caminhada de transformação.

E foi em busca de melhores resultados para controlar os custos, simular e formar os preços de vendas de seus produtos, que a Lamipack Embalagens, indústria de embalagens plásticas laminadas que está no mercado há 26 anos, contratou o ERP Pro Manager da Proxsis Sistemas.

Continue a leitura e saiba mais sobre a contratação, implementação e os resultados alcançados com a ferramenta e o que falam os envolvidos nesse projeto.

A parceria

Foi por meio da indicação de outra empresa que a Lamipack Embalagens conheceu a Proxsis Sistemas. A parceria iniciou há aproximadamente 13 anos, quando a indústria percebeu que precisava melhorar as operações para controlar os custos de sua produção e colocar à venda produtos com um preço competitivo e uma margem de lucro saudável.

“A principal dificuldade que encontrávamos na época era quanto às simulações e decisões para formar os preços de venda, e o Pro Manager veio para resolver definitivamente este problema, através de métodos confiáveis e precisos”, destaca Alexandre Zandavali, sócio-diretor da Lamipack Embalagens.

Como a decisão de implementar um novo sistema em uma indústria envolve muitas questões estratégicas, diversas soluções disponíveis no mercado foram analisadas antes de fechar o negócio. Porém, de acordo com Zandavali, foi o Pro Manager da PROXSIS que mostrou-se mais eficiente para atender todas as necessidades da empresa, principalmente nas metodologias aplicadas ao cálculo e simulação de preços.

Conforme destaca Dirceu Baptistetti, diretor da PROXSIS, as ferramentas contemplam como características fundamentais as principais filosofias gerenciais para a tomada de decisões em se tratando de Controladoria e Finanças, atendendo a demanda de todos os segmentos industriais e proporcionando uma visão diferenciada sobre as operações.

Leia também  Como gerenciar o processo produtivo em indústrias

A implementação

A partir da contratação, a implementação total do sistema na indústria levou menos de um ano. Conforme o sócio-diretor da Lamipack, a principal dificuldade enfrentada foi a adaptação dos colaboradores, mas o suporte constante da equipe da PROXSIS fez a diferença no processo.

“Como a visão do novo sistema era diferente de tudo que tínhamos até então, o principal desafio foi a mudança de cultura de nosso time, mas que foi superada em pouco tempo com o auxílio da equipe PROXSIS em todas as horas que solicitamos”, pontua Zandavali.

Helton Sossanovicz, executivo de atendimento e relacionamento da PROXSIS, reforça que a proximidade da equipe técnica é um diferencial que está na essência da PROXSIS, e que compõe
o próprio nome da empresa. “Trabalhar com eficiência os conceitos de negócios e definir a melhor modelagem sistêmica faz parte da expertise do time”, afirma.

Os resultados

Os benefícios com a implementação do ERP Pro Manager na Lamipack Embalagens foram notados rapidamente, entre eles destacam-se os recursos que contribuíram para melhorar o controle de produção e a agilidade nas vendas e, consequentemente, o fortalecimento da empresa.

“Com o uso do Pro Manager nossa equipe ganhou informações altamente confiáveis quanto aos processos de fabricação e preços dos produtos, o que nos tornou muito mais ágeis e competitivos, possibilitando o crescimento da nossa marca no mercado”, ressalta o sócio-diretor.

Além disso, o atendimento prestado pela equipe da PROXSIS ao longo de todos esses anos também contribuiu para o êxito da parceria trilhada até aqui. “O suporte sempre atendeu de forma muito satisfatória todas as nossas necessidade e, com toda a certeza, essa é uma parceria de sucesso absoluto, pois crescemos juntos”, finaliza Zandavali.

Aumente a eficiência na gestão de custos da sua empresa

Faça como a Lamipack Embalagens: otimize as simulações de preços de venda a partir de uma gestão de custos eficiente com o ERP Pro Manager da Proxsis Sistemas. Converse com um dos nossos especialistas e torne a sua empresa um case de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital