Controle de estoque em indústrias

Que tipo de controle é feito em relação à entrada e saída de materiais? E quando estamos falando de controle de estoque em indústrias, em que volume e frequência são características sempre presentes, como fazer esse controle?

A atividade de monitorar mercadorias é uma constante em diferentes tipos de negócios, mas nas indústrias, isso é fundamental.

Portanto, a falta de controle desse fator pode trazer prejuízos, uma vez que é preciso ter em detalhes o que se tem para que não haja desperdício de materiais e/ou dinheiro.

Hoje, a melhor maneira de garantir a eficiência no monitoramento de todo o material que entra e sai do estoque é utilizando um sistema de controle. Veja a seguir como isso funciona!

Como deve ser o sistema de controle de estoque em indústrias?

A ausência de processos, assim como de manuais e procedimentos internos mapeados, atrapalha a organização de indústrias. Portanto, a utilização de um sistema com etapas bem definidas é essencial para que não haja perdas e prejuízos.

Esse configura o primeiro passo em direção a um controle eficiente do estoque.

Mas para entender o que é controlar um estoque, é preciso saber cada uma das tarefas envolvidas nesse processo. São elas:

  • registro
  • fiscalização
  • gestão de entradas e saídas de produtos

Entenda cada um deles separadamente a seguir!

1. Registro

Aqui, a preocupação está em classificar cada material de acordo com uma categoria. As informações que podem servir para essa categorização são: cor, marca, tamanho e características relacionadas à sua função.

Nessa etapa, entra também o registro de preço de custo e de venda, prazo de validade, dados de fornecedores e tudo o que diz respeito ao material e que possa fazer diferença para a rotina.

Leia também  Estudo de caso: como melhorar a gestão de custos na sua empresa

2. Fiscalização

Podemos dizer que aqui já há um certo controle de qualidade, a fim de evitar prejuízos. A fiscalização precisa ser uma atividade constante e parte inseparável do sistema de controle de estoque, principalmente quando envolve produtos perecíveis.

Essa fase envolve também a prestação de contas para órgãos fiscais, como cálculo de impostos.

3. Gestão do estoque

Quando falamos em gestão, nos referimos ao giro do estoque, incluindo a comparação com indicadores e a otimização das mercadorias. Trata-se de garantir que o estoque será utilizado da melhor maneira possível.

Um gestor e estoque precisa saber relacionar a área de vendas com o fluxo de mercadorias. Assim, ele consegue alinhar os dois setores, de forma que funcionem de maneira estratégica para os negócios.

Informações sobre a saída de determinada mercadoria, velocidade de produção, dentre outras que se pode ter a partir de um controle de estoque estratégico, fazem toda a diferença para investir de forma inteligente.

Como mostramos ao longo do conteúdo, o controle de estoque em indústrias vai muito além de apenas saber quanto se tem de cada produto. A organização de cada processo em um sistema cíclico é decisivo para o andamento da produção e, consequentemente, das vendas.

Quer receber mais conteúdos interessantes como esse? Inscreva-se na news da Proxsis e aprenda sobre temas importantes na indústria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital