Como gerenciar o processo produtivo em indústrias

Mais do que qualquer tipo de negócio, as indústrias dependem de forma significativa de seu processo produtivo.

Para isso, é preciso olhar para esse aspecto de forma objetiva, visando a reduzir qualquer falha ou gargalo que possa resultar em ineficiência, desperdício de recurso ou, até mesmo, lentidão em algum processo.

Pensando na importância disso, criamos um material para falar a respeito do gerenciamento eficiente do processo produtivo em indústrias, demonstrando de que forma é possível controlar esse processo e mantê-lo funcionando como um relógio.

Aprenda conosco porque o tempo está correndo e a sua empresa precisa dele!

Identifique os gargalos no processo produtivo

O primeiro passo para consertar possíveis falhas no processo produtivo é a identificação de gargalos, o que ocorre somente depois de uma análise geral da produtividade.

E o que é gargalo?

Gargalo é justamente aquilo que está impedindo a sua empresa de produzir mais. Trata-se do posto de trabalho com menor capacidade de produzir ao longo de todo o processo produtivo, sendo um limitador da capacidade total da cadeia de produção. Veja alguns exemplos.

Alguns exemplos de gargalo em indústrias são:

  • o prazo de validade da matéria-prima;
  • a falta ou atraso de algum fornecedor.

Não é preciso pensar muito para perceber que esses aspectos comprometem toda a produtividade da indústria. Por isso, ao identificar que tipo de problema a sua equipe está enfrentando com frequência, é possível melhorá-lo.

Muitas vezes, isso pode ser apenas a troca de fornecedor, ou pelo menos uma segunda opção. Pode ser também a organização do estoque por prazo de validade. Cada empresa tem o seu tipo de gargalo e deve atuar sobre ele.

Leia também  Conheça o Merx: ferramenta de vendas para indústria

Mas o que pode de fato aumentar o controle desses gargalos é o conhecimento profundo dos processos, somado ao auxílio tecnológico, como softwares, sensores e sistemas automatizados.

Solucione-os com auxílio de tecnologias

Ao identificar um problema, a empresa provavelmente já teve algum tipo de perda financeira, o que acaba sendo um fator preocupante na hora de investir em soluções. Como investir em soluções com dificuldades financeiras?

Bom, o único caminho é buscar opções que dê retorno imediato e de baixo custo. Nesse sentido, a disrupção digital é a melhor escolha.

Isso significa inserir tecnologias acessíveis no processo produtivo, como um software de gerenciamento que controle etapas cruciais como:

Trabalhando com um software de gestão da produção focado em indústrias é possível criar prazos, metas e procedimentos padronizados, aproveitando muito melhor tempo e recursos.

Preparamos este material com 5 ideias para gestão de indústrias. Que tal se aprofundar mais no tema antes de buscar sua solução?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital