O jeito certo de reduzir custos em indústrias

Há diferentes desafios envolvidos com a atividade industrial. Dentre eles, podemos destacar a necessidade de reduzir custos em indústrias.

Todas as empresas estão sujeitas a passar por dificuldades financeiras, principalmente se as despesas forem muito altas e com pouco ou nenhum mecanismo de controle dos gastos.

Não dá para deixar o capital da sua empresa no limite, muito menos deixar chegar no vermelho. Por isso vamos mostrar como reduzir custos em indústrias e garantir a saúde financeira do seu negócio!

Que tipos de custos a indústria tem?

Para podermos apresentar as soluções, é preciso conhecer bem os excessos nas despesas relacionadas à indústria e, assim, atuar nas causas para eliminá-los de vez.

Podemos citar algumas das principais fontes de despesas, as quais estão relacionadas a:

  • mão-de-obra;
  • materiais;
  • manutenção;
  • recursos de gestão.

Dentro de cada um desses elementos, há uma série de demandas que podem ser otimizadas a fim de reduzir os gastos e aplicá-los para o crescimento da receita.

Qual é a melhor maneira de reduzir custos em indústrias?

Há quem pense que a melhor medida para reduzir custos é sair fazendo cortes imediatamente. No entanto, cortes equivocados podem diminuir a produtividade da indústria e ainda agravar possíveis dificuldades financeiras.

Portanto, veja como agir diante de cada fator destacado no tópico anterior sem deixar a sua empresa com déficits em áreas importantes para os lucros.

1. Mão de obra

Em vez de cortar, aproveite o máximo possível da sua mão de obra: otimizando potenciais, melhorando a performance de seus funcionários, focando na produtividade e na motivação. Assim, as equipes ficam mais engajadas e alcançam metas desafiadoras mesmo em um cenário de crise.

Leia também  Como os softwares ERP podem gerar produtividade e fazer a diferença em momentos de dificuldade econômica

É preciso ter um olhar para todos os setores de produção e remanejar quando possível para que não haja pessoas mal aproveitadas e outras sobrecarregadas e, com isso, menos produtivas.

2. Materiais

As alternativas para diminuir custos com materiais envolvem desde a otimização de processos, eliminando perdas durante a cadeia produtiva, mudança de fornecedores, focando no custo-benefício, até a compra em quantidades maiores com preço mais vantajoso para garantir a produtividade a longo prazo gastando menos.

3. Manutenção

Achar que as máquinas e equipamentos de uma fábrica nunca vão quebrar é um erro que traz muito prejuízo. A melhor forma de economizar com manutenção é garantindo o controle dessas máquinas, trabalhando com o conceito de manutenção preventiva.

4. Recursos de gestão

A ausência de uma gestão de custos por si só já é um prejuízo relacionado à gestão. Isto é, se a sua indústria não conhece TODOS os processos e não entende quanto cada um custa, ela pode estar gastando mais do que deveria.

Ter uma estratégia de gestão para o todo é uma maneira de garantir que ocorra de fato um gerenciamento dos custos de cada peça e pessoas envolvidas no processo produtivo. Assim a organização se recupera e volta a crescer.

Reduzir custos em indústrias é uma questão de implementar uma visão estratégica para os setores da organização e adotar uma política de controle e melhoria constante em cada área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital