Como a tecnologia está transformando o agronegócio brasileiro

A tecnologia está presente no agronegócio brasileiro. Ela é de extrema importância para o país, visto que o setor movimenta grande parte da economia, representando um quarto do PIB nacional.

O aumento de produtividade do agronegócio é, então,  prioridade e depende cada vez mais da modernização da cadeia de produção. Por isso, vamos mostrar de que forma a tecnologia contribui para esse cenário e para o seu crescimento.

Entenda agora como novas ferramentas tecnológicas estão transformando o agronegócio brasileiro!

Controle de pragas

O controle de pragas é um dos desafios do agronegócio, de modo que grande parte dos seus esforços se concentra nessa função.

Com o avanço tecnológico, diferentes recursos auxiliam agricultores a controlarem esse fenômeno, trazendo mais eficiência e qualidade ao processo produtivo. Duas dessas soluções se destacam: um tablet com software que pode ser utilizado offline e o drone que realiza o rastreamento de pragas.

O tablet com o programa permite o controle de aplicações, monitoramento de indicadores de fertilidade, umidade e o manejo de pragas em si. Trata-se de uma ferramenta barata, amigável (fácil de usar) e focada em uma visão mais moderna da agricultura.

Os drones oferecem funções como o conhecimento da topografia da terra, linhas de plantio e a detecção de pragas, o que é crucial.

Ambos são soluções desenvolvidas por startups a fim de oferecer mais controle ao produtor de forma simples e eficiente.

Produção de agentes biológicos

Os agentes biológicos são importantes para realizar o controle de pragas de forma biológica, isto é, com vespas e parasitóides que realizam naturalmente esse controle.

Esse tipo de gestão traz vantagens para as empresas, principalmente no quesito sustentabilidade. A produção desses agentes é feita dentro de laboratório, pela startup.

Trata-se de uma maneira sustentável de controlar pragas e preservar o meio ambiente. Com o uso de agentes, o produtor não precisa de inseticidas, por exemplo.

Negociação por meio de plataforma online

Essa solução conecta o produtor ao cliente de maneira muito mais rápida e eficiente. Consiste num site para a realização de negócios agrícolas, no qual é feita a compra e venda de grãos, sementes e insumos agrícolas.

Já existem empresas utilizando esse tipo de plataforma e realizando transações comerciais de forma rápida e segura. Assim como a parte comercial, essas plataformas oferecem ferramentas de gerenciamento e análise de indicadores.

Como se pode ver, a tecnologia entra em muitas frentes no setor agrícola, contribuindo tanto na prevenção de pragas quanto na comercialização de produtos. Além de tudo, reduz os custos e otimiza os resultados do agronegócio.

Quer conhecer esse tipo de plataforma voltada para o setor agrícola? Entre em contato conosco e saiba como funciona a nossa solução!

Leia também  Conheça as soluções de gestão de processos para indústrias frigoríficas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *