5 problemas comuns gerados pela falta de planejamento estratégico

Com o crescimento da empresa, a expansão em relação ao público-alvo, a necessidade de novas estratégias e, enfim, o desenvolvimento do negócio, é necessário um planejamento estratégico para que todos os passos sejam direcionados ao caminho certo e que a empresa se qualifique cada vez mais.

Esse planejamento é comum na administração da empresa e ajuda tanto a visualizar o momento do negócio quanto a entender quais escolhas devem ser tomadas, ou seja, o planejamento empresarial ajuda a gestão e o crescimento da empresa, podendo abranger planejamento individual dos funcionários, financeiro ou mesmo tático e operacional.

A ausência do planejamento estratégico é um erro de muitas empresas que querem acompanhar o mercado e forma orgânica, porém, que em momentos de expansão ou mudanças nas estratégias de venda, marketing etc. se deparam com números reduzidos no fim do mês.

Para considerar o bom planejamento estratégico e entender sua importância, confira 5 problemas comuns gerados pela falta de planejamento e invista em uma boa estratégia!

1. Falta de conhecimentos das características da empresa

Sem colocar os dados das ações da empresa na ponta do lápis e entender os resultados das últimas estratégias, é difícil dizer de forma precisa quais os pontos fortes e fracos do negócio naquele mês e quais as áreas que devem receber maior investimento.

Sem o planejamento estratégico, é possível “pular etapas” importantes nas ações empresariais, como não mensurar resultados em campanhas de marketing, deixar de acompanhar o faturamento mensal ou verificar o fluxo de compras pelos clientes. Essa falta de acompanhamento pode resultar no desconhecimento das atuações da empresa, dificultados o foco em setores ou ideias que sejam compatíveis com o momento.

2. Investimentos em áreas e estratégias ineficientes

A partir da ausência de mensuração citada no item anterior, é possível que o investimento das verbas ou o direcionamento dos lucros sejam voltados para áreas que, no momento atual, não sejam prioritárias.

Leia também  Por que escolher o ERP Pro Manager para a sua indústria?

Assim, ao invés de equilibrar os números ou focar em setores estratégicos, a empresa cria maior distanciamento entre o resultado ideal e o momento em si.

3. Gastos mais altos ou desnecessários

Outro ponto que envolve a lucratividade é a possibilidade de gastos mais altos ou desnecessários, consequência da falta de planejamento estratégico e da pesquisa necessária.

Um exemplo é a compra por fornecedores que cobram mais do que a média de mercado, ou a necessidade de serviços externos que superfaturam seus preços e a empresa contratante não percebe a questão.

Com o planejamento estratégico, é possível pontuar o tempo necessário para pesquisar esses serviços e, assim, se programar, evitando imprevistos e gastos desnecessários.

4. Propensão à crise econômica

Caso o negócio esteja investindo em estratégias incompatíveis, gastando mais do que o necessário e “fechando os olhos” para os números atuais, oportunidades perdidas e desenvolvimento do mercado, é possível que situações de crise econômica sejam inevitáveis.

Além disso, com o planejamento estratégico, o profissional responsável pode pontuar a necessidade de promover análises de mercado e da economia do país, prevendo momentos cujas mudanças podem afetar o negócio e realizando planos de contingência.

5. Dificuldade em captar clientes e crescer

Por fim, a última questão é a dificuldade da empresa em conseguir acompanhar o crescimento de mercado, se desenvolver e entregar os pedidos do cliente, considerando as exigências atuais.

Sem o planejamento é comum o negócio imergir em questões como:

  • Atrasos em entregas;
  • Pedidos errados e frustração do consumidor;
  • Má experiência de compra pelo cliente;
  • Pós venda inexistente;
  • Captação árdua e fidelização nula.

Esses pontos são consequência, também, da falta de planejamento entre as áreas, como marketing e vendas. Tais planejamentos podem ser aderidos ao planejamento estratégico inicial, programando o desenvolvimento de todos os setores da empresa e garantindo tanto seu destaque no mercado atual quanto a segurança da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital