Análise competitiva para indústrias: por onde começar?

O mercado está cada vez mais concorrido para a indústria, mas existem medidas que podem sinalizar caminhos possíveis para se obter vantagem em relação à concorrência. Uma delas é a análise competitiva para indústrias.

A necessidade de se diferenciar é uma constante no mundo dos negócios, principalmente em momentos de crise. Nesse sentido, não dá para investir errado, muito menos desperdiçar tempo e dinheiro com uma maneira de trabalhar que não vai trazer os resultados esperados.

Sendo assim, a melhor forma de garantir vantagem competitiva é por meio de estratégias assertivas e diferenciadas. Saiba a seguir como a análise competitiva para indústrias pode trazer benefícios nesse sentido!

A importância do planejamento para a análise competitiva

Para executar a análise competitiva, é preciso ter planejamento. Planejar é parte de qualquer ação em uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Portanto, podemos dizer que é o primeiro passo para utilizar essa ferramenta.

Isso requer uma análise interna, a fim de executar um planejamento estratégico que esteja coerente com as possibilidades da indústria e do mercado em si.

A recomendação é que as estratégias sejam revisadas pelo menos uma vez por ano, a fim de atualizá-las de acordo com as novas oportunidades e desafios.

Reconhecendo a própria capacidade, a indústria já pode avançar para a análise externa propriamente dita. Pois tão importante quanto enxergar a realidade do mercado é dominar a própria realidade.

A escolha de um método para a análise competitiva

Para ter sucesso na análise, é preciso trabalhar com ferramentas confiáveis, como um método que compare o cenário interno com o externo. A escolha desse método pode ser considerada também como parte do planejamento.

O modelo FOFA é um exemplo de modelo adotado para fazer a análise competitiva, pois engloba Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, estruturando esse processo de comparação entre a indústria e seus concorrentes.

Leia também  PCP: Saiba a importância de ter um plano de controle de produção na indústria

Esse modelo deve ser aplicado para realizar um diagnóstico atual, identificando esses elementos no presente e, também, para criar um prognóstico, vislumbrando as possibilidades futuras.

Razões para a indústria adotar essa prática

Se você precisa de razões concretas para se convencer de que a indústria precisa fazer uso da análise competitiva, conheça-as agora mesmo!

  1. Mapear concorrentes diretos e indiretos
  2. Identificar seus próprios pontos fortes e fraquezas
  3. Corrigir as fraquezas
  4. Investir em estratégias que fortaleçam seu potencial

Como se pode ver, a análise competitiva permite a indústria agir em aspectos chave para o seu sucesso, que representam justamente a sua capacidade interna em relação à concorrência. Ao se comparar de maneira realista, ela consegue identificar que aspectos precisam melhorar e o que está à frente de concorrentes diretos e indiretos.

Já que falamos em competitividade, na indústria, em especial, a inovação entra como uma ferramenta essencial para colocar em prática o aprendizado gerado pela análise competitiva.

A adoção de ferramentas modernas para acessar dados internos e externos é a principal medida adotada pelo setor industrial. O Pro Strategy é um exemplo de ferramenta capaz de gerar subsídios tanto para as ações de gestão quanto para as de negócios.

Em um mercado instável como o atual, é preciso estar pronto para inovar a todo momento, acompanhando a sua evolução para ampliar a lucratividade.

Logo, a análise competitiva para indústrias é essencial para que elas estejam sempre à frente ou, no mínimo, acompanhado as mudanças do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital