A obrigatoriedade do Bloco K está chegando! O ERP da sua indústria está preparado?

Como se não bastasse a carga tributária imposta às indústrias brasileiras, o governo vem fechando o ciclo das operações, efetivando diversos cruzamentos com base nas informações oriundas das obrigações acessórias, com objetivo de obter o conhecimento de todas as operações da empresa, sejam financeiras, fiscais e agora OPERACIONAIS.

Sim, desde janeiro de 2016, dependendo do segmento e faturamento, as indústrias já são obrigadas a demonstrar ao fisco parte de seu processo produtivo. É o famoso Bloco-K do SPED Fiscal, no qual devem estar contidos dados como movimentação de estoques da indústria, quantidade produzida por produto, a ficha técnica de produção e os comparativos entre a “receita do bolo” e o que efetivamente foi consumido na produção de cada item.

Qual é o objetivo do Bloco K?

Trata-se de controlar com mais eficiência as operações das empresas. É uma amarração de ponta a ponta, ou seja, o FISCO saberá quanto as empresas compram (NF-e), o que produzem e quanto consomem de cada matéria-prima para atender tal produção (Bloco K). Já sabe atualmente o inventário físico no final de cada período (Bloco H).

Como a sua indústria deve proceder?

Com esta nova obrigação, as empresas precisam investir em softwares ou até mesmo automação industrial, pois os processos produtivos precisarão ser monitorados, apontados e posteriormente tabulados e avaliados antes de serem enviados para a Receita Federal.

Tome cuidado, a indústria não pode mudar seu foco

Com o alto volume de exigências fiscais, surge uma preocupação predominante para os empresários; cumprir a obrigatoriedade traz um desafio: a indústria deve manter-se focada em ser eficaz e produtiva com o menor custo possível.

E esse assunto as indústrias já conhecem muito bem, pois o consumidor está cada vez mais exigente e a concorrência vem do outro lado do mundo a custos menores.

Qual a melhor solução para simplificar o Bloco K em sua indústria?

A solução criada pela Proxsis Sistemas foi projetada para se adaptar com eficácia a todas as indústrias enquadradas na exigência do Bloco K.

Leia também  Conheça a importância da administração da produção em uma indústria

São mais de 30 anos de experiência de mercado, convivendo e buscando soluções para as dificuldades da classe industrial brasileira. Por isso, dessa parceria surgiu uma metodologia eficaz que simplifica todo o processo do Bloco K, de maneira objetiva, sem o engessamento do processo produtivo, o que torna a produção de sua indústria focada naquilo que deve ser sua meta principal: PRODUZIR COM QUALIDADE E BAIXO CUSTO.

A ferramenta, que já está testada e aprovada no mercado desde 2005, agora está adaptada ao Bloco K e disponível através da Proxsis Sistemas, com maior segurança para sua empresa.

Tirando vantagem nisso tudo

Ao longo de anos no mercado, percebemos que muitas indústrias brasileiras, por falta de informação e devido à complexidade de seus processos produtivos, não conseguiram implementar em sua contabilidade financeira o Custo Integrado e Coordenado à contabilidade que é uma importante ferramenta, não apenas para gestão do negócio.

O Custo Integrado tem a finalidade de apurar criteriosamente os custos reais e efetivos de cada processo, produto, linha de produto, negócio, cliente, representante, região e outras visões para proporcionar ao gestor a tomada de decisões estratégicas.

Além disso, o Custo Integrado e Coordenado à Contabilidade também serve de base para apuração dos Tributos sobre o Lucro com segurança, podendo gerar redução de carga tributária.

Agora com o Bloco K, cerca de 70% das necessidades de controles para o Custo Integrado e Coordenado à Contabilidade estarão resolvidas.

Com essas informações geradas pela obrigatoriedade das informações do Bloco K, sua indústria estará apta a implementar o Custo Integrado e Coordenado à Contabilidade, obtendo uma gestão mais eficaz e a maximização dos resultados.

Precisa de ajuda para simplificar o Bloco K em sua indústria? Fale com um dos nossos especialistas. Basta clicar aqui, preencher os dados e aguardar o contato da nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital