Reduzir gastos e aumentar a lucratividade é objetivo tanto de pequenos quanto grandes negócios, principalmente em épocas de crise econômica e financeira no país.
Para isso, o corte de gastos é sempre a primeira questão a ser considerada, porém, há outros pontos que devem ser vistos como formas de aumentar a lucratividade da indústria, tornando-se essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente dentro do negócio.
Para ajudar na redução de custos e aumento do capital da sua empresa, separamos 10 dicas para aumentar a lucratividade de indústrias e como podem ser aplicadas. Confira!
1 – Analise as atividades da empresa
Antes de pensar no lucro propriamente dito, é preciso avaliar as atividades da empresa, analisar os dados que geram prejuízos ou lucros e pontuar quais áreas, serviços ou mesmo produtos precisam ser otimizados.
Para isso, é recomendável acessar informações anuais da empresa e cruzar dados, identificando os padrões numéricos.
2 – Faça o controle e planejamento financeiro
Para colocar as estratégias em ação, é recomendável realizar o controle e planejamento financeiro em conjunto, observando qual passo deve ser executado em primeira instância.
Para isso, é bom:
- Rever contratos e serviços prestados na empresa;
- Recalcular os gastos com fornecedores;
- Verificar quanto se gasta de infraestrutura e contas fixas.
Colocar na ponta do lápis todos os custos ajuda a entender qual a amplitude de investimento que o negócio pode ter e como investir em formas de aumentar a lucratividade.
3 – Planeje os principais passos
Depois de avaliar o negócio, é mais fácil planejar quais serão os próximos passos. Para isso, é preciso priorizar a correção de pontos negativos ou que deterioram a imagem da empresa, como clientes insatisfeitos, estratégias negativas ou mesmo atividades que demandam muito investimento.
Após o foco nessa “neutralização” do negócio, entender quais áreas podem ser otimizadas e como isso afeta os trabalhos gerais da empresa.
Uma dica é investir em setores estratégicos que tenham conexão com outras áreas, como a T.I. e a possibilidade de adequá-la às inovações, otimizando demais processos internos que envolvam o uso da tecnologia e equipamentos de apoio.
4 – Invista em captação
Além do direcionamento para os setores, um começo interessante é focar na captação de cliente para maior abrangência da empresa, investindo no oferecimento de serviços ou venda de produtos.
Para isso, um começo é pensar no engajamento dos consumidores, que pode ser feito a partir de estratégias de marketing em ambientes de grande presença do público, como redes sociais.
5 – Fidelize clientes
Em conjunto com a captação, a fidelização também é uma possibilidade para aumentar os lucros da empresa. Afinal, se a empresa conseguir manter o cliente satisfeito com a compra e realizar um bom processo pós-venda, há maiores chances de ocorrer uma segunda compra e, ainda, do consumidor tornar-se “defensor” da marca.
6 – Invista em softwares de apoio
Empreendimentos que prezam pela qualidade e assertividades geralmente investem em softwares que ajudam no gerenciamento de atividades e, assim, melhoram o controle e base de apoio para começar a pensar em como aumentar a lucratividade. Um exemplo é a solução Pro Manager da Proxsis que foca na orientação administrativa em indústrias, pontuando:
- Serviços na área comercial;
- Processos produtivos;
- Área de manufatura;
- Análise de suprimentos;
- Gestão de custos;
- Atividades no setor financeiro.
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7- Avalie a precificação média
Muitos empreendedores optam pelo oferecimento de descontos e promoções em épocas mais escassas. Porém, como forma de aumentar a lucratividade, o ideal é manter-se em compatibilidade com seus serviços, ou seja, analisar quanto há de gastos para determinar o preço em cima do lucro.
As promoções podem ser oferecidas, porém, o ideal é analisar a média de mercado e criar estratégias para que as ofertas sejam lançadas em épocas específicas.
8 – Invista nos diferenciais
Outro ponto que não interfere na precificação dos produtos e ainda possibilita o aumento da lucratividade é o diferencial que a empresa oferece.
Esse diferencial pode ser direcionado tanto para o produto ou serviço em si quanto para as possibilidades para o cliente, que pode, por exemplo, conseguir uma consultoria gratuita ao aderir determinado plano, receber brindes a partir de alguma compra ou ajudar uma instituição de caridade com a doação de pequenas porcentagens do valor gasto.
Os diferenciais não só ajudam com as vendas como reforçam uma imagem atrativa da empresa, gerando destaque no mercado.
9 – Mensure resultados
O retorno sobre investimento de algumas empresas pode ser um pouco demorado, considerando desde a estratégia utilizada até o tipo de negócio. Assim, é necessário focar em uma mensuração de curto, médio e longo prazo, identificando quais investimentos valem a pena serem mantidos ou se há necessidade de mudanças.
Mensurar resultados comprova a eficiência da ação anterior, assim, os dados obtidos devem ser analisados para melhor aproveitamento e direcionamento da empresa.
10- Reavalie as estratégias
Se depois de mensurar resultados os números ainda não são ideais, é possível mudar as estratégias utilizadas e realizar outros testes, o foco deve ser na análise de projetos e iniciativas até encontrar os investimentos ideais como formas de aumentar a lucratividade.
O que achou das dicas para ajudar nos lucros da empresa? Quer sugerir outra possibilidade? Comente conosco suas impressões e ideias!