10 dicas para aumentar a lucratividade de indústrias

Reduzir gastos e aumentar a lucratividade é objetivo tanto de pequenos quanto grandes negócios, principalmente em épocas de crise econômica e financeira no país.

Para isso, o corte de gastos é sempre a primeira questão a ser considerada, porém, há outros pontos que devem ser vistos como formas de aumentar a lucratividade da indústria, tornando-se essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente dentro do negócio.

Para ajudar na redução de custos e aumento do capital da sua empresa, separamos 10 dicas para aumentar a lucratividade de indústrias e como podem ser aplicadas. Confira!

1 – Analise as atividades da empresa

Antes de pensar no lucro propriamente dito, é preciso avaliar as atividades da empresa, analisar os dados que geram prejuízos ou lucros e pontuar quais áreas, serviços ou mesmo produtos precisam ser otimizados.

Para isso, é recomendável acessar informações anuais da empresa e cruzar dados, identificando os padrões numéricos.

2 – Faça o controle e planejamento financeiro

Para colocar as estratégias em ação, é recomendável realizar o controle e planejamento financeiro em conjunto, observando qual passo deve ser executado em primeira instância.

Para isso, é bom:

  • Rever contratos e serviços prestados na empresa;
  • Recalcular os gastos com fornecedores;
  • Verificar quanto se gasta de infraestrutura e contas fixas.

Colocar na ponta do lápis todos os custos ajuda a entender qual a amplitude de investimento que o negócio pode ter e como investir em formas de aumentar a lucratividade.

3 – Planeje os principais passos

Depois de avaliar o negócio, é mais fácil planejar quais serão os próximos passos. Para isso, é preciso priorizar a correção de pontos negativos ou que deterioram a imagem da empresa, como clientes insatisfeitos, estratégias negativas ou mesmo atividades que demandam muito investimento.

Após o foco nessa “neutralização” do negócio, entender quais áreas podem ser otimizadas e como isso afeta os trabalhos gerais da empresa.

Uma dica é investir em setores estratégicos que tenham conexão com outras áreas, como a T.I. e a possibilidade de adequá-la às inovações, otimizando demais processos internos que envolvam o uso da tecnologia e equipamentos de apoio.

4 – Invista em captação

Além do direcionamento para os setores, um começo interessante é focar na captação de cliente para maior abrangência da empresa, investindo no oferecimento de serviços ou venda de produtos.

Para isso, um começo é pensar no engajamento dos consumidores, que pode ser feito a partir de estratégias de marketing em ambientes de grande presença do público, como redes sociais.

5 – Fidelize clientes

Em conjunto com a captação, a fidelização também é uma possibilidade para aumentar os lucros da empresa. Afinal, se a empresa conseguir manter o cliente satisfeito com a compra e realizar um bom processo pós-venda, há maiores chances de ocorrer uma segunda compra e, ainda, do consumidor tornar-se “defensor” da marca.

6 – Invista em softwares de apoio

Empreendimentos que prezam pela qualidade e assertividades geralmente investem em softwares que ajudam no gerenciamento de atividades e, assim, melhoram o controle e base de apoio para começar a pensar em como aumentar a lucratividade. Um exemplo é a solução Pro Manager da Proxsis que foca na orientação administrativa em indústrias, pontuando:

  • Serviços na área comercial;
  • Processos produtivos;
  • Área de manufatura;
  • Análise de suprimentos;
  • Gestão de custos;
  • Atividades no setor financeiro.

Controle todos os processos internos de sua indústria com um ERP completo

Leia também  Dificuldades financeiras: os principais sinais de uma empresa em crise

Saiba onde está sendo gasto o dinheiro da sua indústria e tenha todas as informações necessárias para tomar decisões com o Pro Manager ERP!

7- Avalie a precificação média

Muitos empreendedores optam pelo oferecimento de descontos e promoções em épocas mais escassas. Porém, como forma de aumentar a lucratividade, o ideal é manter-se em compatibilidade com seus serviços, ou seja, analisar quanto há de gastos para determinar o preço em cima do lucro.

As promoções podem ser oferecidas, porém, o ideal é analisar a média de mercado e criar estratégias para que as ofertas sejam lançadas em épocas específicas.

8 – Invista nos diferenciais

Outro ponto que não interfere na precificação dos produtos e ainda possibilita o aumento da lucratividade é o diferencial que a empresa oferece.

Esse diferencial pode ser direcionado tanto para o produto ou serviço em si quanto para as possibilidades para o cliente, que pode, por exemplo, conseguir uma consultoria gratuita ao aderir determinado plano, receber brindes a partir de alguma compra ou ajudar uma instituição de caridade com a doação de pequenas porcentagens do valor gasto.

Os diferenciais não só ajudam com as vendas como reforçam uma imagem atrativa da empresa, gerando destaque no mercado.

9 – Mensure resultados

O retorno sobre investimento de algumas empresas pode ser um pouco demorado, considerando desde a estratégia utilizada até o tipo de negócio. Assim, é necessário focar em uma mensuração de curto, médio e longo prazo, identificando quais investimentos valem a pena serem mantidos ou se há necessidade de mudanças.

Mensurar resultados comprova a eficiência da ação anterior, assim, os dados obtidos devem ser analisados para melhor aproveitamento e direcionamento da empresa.

10- Reavalie as estratégias

Se depois de mensurar resultados os números ainda não são ideais, é possível mudar as estratégias utilizadas e realizar outros testes, o foco deve ser na análise de projetos e iniciativas até encontrar os investimentos ideais como formas de aumentar a lucratividade.

O que achou das dicas para ajudar nos lucros da empresa? Quer sugerir outra possibilidade? Comente conosco suas impressões e ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital