O controle de custos em uma empresa é uma tarefa que vai além da análise de contas fixas ao fim do mês, abrangendo desde novos investimentos até gastos inesperados, como a contratação de empresas de manutenção ou compras de emergência.
Como essa tarefa precisa ser revista todos os dias, a administração dos custos pode ser difícil se não há profissionais dedicados ou softwares de apoio que, além de agilizar, qualificam o trabalho.
Porém, a total ausência do controle de custos gera problemas muito grandes que podem comprometer a empresa e causar demais prejuízos no próximo mês, com riscos de tornar uma temível “bola de neve”.
Para evitar esses problemas e garantir uma boa gestão, confira os 5 principais problemas gerados pela falta de conhecimento e foco em como controlar custos!
1. Cálculos errados na precificação final
Um dos riscos mais prejudiciais é calcular de forma imprecisa o valor do produto ou serviço que a empresa oferece, podendo impactar negativamente nas contas finais e, até, levar a empresa ao fim.
Para entender como calcular os trabalhos, é preciso considerar todas as etapas envolvidas, que vão desde a confecção até a embalagem!
Além disso, é bom calcular os serviços de fora e indiretos que também estão envolvidos no processo, como fornecedores e contratações para entrega. Com isso, é possível pensar na margem de lucro e custo-benefício para o cliente, equilibrando o valor com a qualidade do serviço final.
2. Mau funcionamento do capital de giro
O capital de giro é o valor direcionado para custos regulares da empresa, como contas de energia e água, salários, serviços rotineiros e demais especificidades que ajudam no dia a dia do negócio.
Para manter a empresa funcionando e entender qual o momento mais propício para expansão, é preciso ter esses custos muito bem controlados e quitados, evitando que o gestor precise lidar com multas e processos.
3. Possíveis retrabalhos
Sem o controle de gastos é possível investir em processos e serviços de forma equivocada, como:
- Realizando pedido maior do que o necessário aos fornecedores;
- Solicitando produtos em número incompatível com as entregas, exigindo novo pedido em prazo menor;
- Contratações externas mal planejadas e cotadas que podem estar acima dos valores de mercado.
Esses erros geram possíveis retrabalhos que, além de dificultar a rotina da empresa, prejudica o orçamento mensal, bimestral ou mesmo semestral.
4. Incapacidade de planejamento em longo prazo
As melhores formas de como controlar custos devem abranger processos complementares na empresa, que partem de análises e avaliações como exemplo em:
- Análise de estoque;
- Planejamento orçamentário;
- Mensuração de resultados em campanhas de captação e fidelização;
- Avaliação do crescimento ou estagnação financeira da empresa.
Os processos devem ser abrangentes para que haja melhor visualização do negócio, considerando os próximos passos que podem significar tanto expansão e investimento em novas estratégias quanto início de estratégias preventivas para manter a empresa.
Independentemente do posicionamento, o ideal é saber detalhes sobre as condições do negócio para saber como lidar.
5. Endividamento
Um dos maiores medos quando se trata do mau controle de custos é o endividamento, um risco real em empresas que não controlam seus investimentos e retornos, aquisições, pagamento para suas atividades e funcionários ou demais necessidades que exigem direcionamento de capital.
Um caminho comum para o endividamento é o momento em que o negócio chega ao ponto de precisar investir mais em alguma atividade e não possuir base para isso, optando por linhas de crédito e juntando juros e dívidas que resultam no fechamento do negócio.
Para evitar essa realidade, comece com estratégias de como controlar custos e lembre-se até dos mínimos detalhes! Todos os valores são relevantes na conta final, mostrando o lugar da sua empresa no mercado e as necessidades para uma expansão de qualidade.