Análise competitiva para indústrias: por onde começar?

O mercado está cada vez mais concorrido para a indústria, mas existem medidas que podem sinalizar caminhos possíveis para se obter vantagem em relação à concorrência. Uma delas é a análise competitiva para indústrias.

A necessidade de se diferenciar é uma constante no mundo dos negócios, principalmente em momentos de crise. Nesse sentido, não dá para investir errado, muito menos desperdiçar tempo e dinheiro com uma maneira de trabalhar que não vai trazer os resultados esperados.

Sendo assim, a melhor forma de garantir vantagem competitiva é por meio de estratégias assertivas e diferenciadas. Saiba a seguir como a análise competitiva para indústrias pode trazer benefícios nesse sentido!

A importância do planejamento para a análise competitiva

Para executar a análise competitiva, é preciso ter planejamento. Planejar é parte de qualquer ação em uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação. Portanto, podemos dizer que é o primeiro passo para utilizar essa ferramenta.

Isso requer uma análise interna, a fim de executar um planejamento estratégico que esteja coerente com as possibilidades da indústria e do mercado em si.

A recomendação é que as estratégias sejam revisadas pelo menos uma vez por ano, a fim de atualizá-las de acordo com as novas oportunidades e desafios.

Reconhecendo a própria capacidade, a indústria já pode avançar para a análise externa propriamente dita. Pois tão importante quanto enxergar a realidade do mercado é dominar a própria realidade.

A escolha de um método para a análise competitiva

Para ter sucesso na análise, é preciso trabalhar com ferramentas confiáveis, como um método que compare o cenário interno com o externo. A escolha desse método pode ser considerada também como parte do planejamento.

O modelo FOFA é um exemplo de modelo adotado para fazer a análise competitiva, pois engloba Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, estruturando esse processo de comparação entre a indústria e seus concorrentes.

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Esse modelo deve ser aplicado para realizar um diagnóstico atual, identificando esses elementos no presente e, também, para criar um prognóstico, vislumbrando as possibilidades futuras.

Razões para a indústria adotar essa prática

Se você precisa de razões concretas para se convencer de que a indústria precisa fazer uso da análise competitiva, conheça-as agora mesmo!

  1. Mapear concorrentes diretos e indiretos
  2. Identificar seus próprios pontos fortes e fraquezas
  3. Corrigir as fraquezas
  4. Investir em estratégias que fortaleçam seu potencial

Como se pode ver, a análise competitiva permite a indústria agir em aspectos chave para o seu sucesso, que representam justamente a sua capacidade interna em relação à concorrência. Ao se comparar de maneira realista, ela consegue identificar que aspectos precisam melhorar e o que está à frente de concorrentes diretos e indiretos.

Já que falamos em competitividade, na indústria, em especial, a inovação entra como uma ferramenta essencial para colocar em prática o aprendizado gerado pela análise competitiva.

A adoção de ferramentas modernas para acessar dados internos e externos é a principal medida adotada pelo setor industrial. O Pro Strategy é um exemplo de ferramenta capaz de gerar subsídios tanto para as ações de gestão quanto para as de negócios.

Em um mercado instável como o atual, é preciso estar pronto para inovar a todo momento, acompanhando a sua evolução para ampliar a lucratividade.

Logo, a análise competitiva para indústrias é essencial para que elas estejam sempre à frente ou, no mínimo, acompanhado as mudanças do mercado.

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