Dificuldades financeiras fazem parte dos grandes desafios que donos e gestores de negócios podem ter que enfrentar ao administrarem uma empresa.
Acontece que essas dificuldades podem ser detectadas com antecedência para que não seja preciso fechar o negócio. Por isso, criamos esse material a fim de mostrar os sinais de uma empresa em crise e detectá-los a tempo.
São sinais claros e que podem facilmente dar o diagnóstico do negócio para seus gestores, indicando seus respectivos problemas e, consequentemente, demandando soluções específicas. Veja que sinais são esses!
Endividamento de curto prazo
Quando a empresa começa a ter dívidas com recorrência e percebe que não está arcando com seus investimentos de curto prazo, é um sinal de alerta. Esse endividamento impede que a empresa cresça e o negócio fica estagnado devido ao excesso de contas a pagar.
Resultado insuficiente para cobrir gastos
Outro sinal de alerta para as empresas é quando os resultados alcançados pelo operacional já não são suficientes para cobrir os gastos. Aqui, esse movimento de gerar dívidas acaba se tornando recorrente, o que gera a necessidade de buscar uma solução imediata para eliminar esse problema.
Atrasos recorrentes de fornecedores
Os fornecedores têm um papel essencial para manter a produtividade do negócio e quando eles passam a ser um dos alvos dos atrasos as coisas começam a ficar sérias.
O importante aqui é buscar formas de pagamento mais flexíveis e negociar as dívidas de modo que os prazos possam ser cobertos pelos lucros da empresa. Muitas vezes isso ocorre porque as datas entre o pagamento de fornecedores e o recebimento de clientes não condizem, resultando em um desfalque gradativo do caixa.
Dificuldade em acompanhar o desempenho da empresa
Quando um negócio está passando por dificuldades financeiras, muitos outros aspectos acabam sendo influenciados, como a própria qualidade do serviço/produto.
Um grande erro cometido nessa situação é deixar de acompanhar de forma precisa o desempenho da empresa. Desconhecer os números alcançados é um risco muito grande e pode agravar ainda mais a crise pela qual a empresa passa.
Portanto, o uso de métricas e ferramentas para monitorar desempenho é uma maneira de evitar que tudo saia do controle. Calcular o lucro da empresa é uma dessas tarefas.
Falta de análise em decisões estratégicas
Decisões estratégicas precisam ser resultado de uma série de análises e não podem ser tomadas baseando-se apenas em experiências anteriores. O mercado é altamente instável, o que demanda uma estruturação no processo de decisões, principalmente aquelas vistas como estratégicas para os negócios.
Em todos os casos, existem provas claras de que a sua empresa está passando por dificuldades financeiras. Para saber de onde vem o problema da sua empresa, é preciso revisar todos os processos, operacionais, estruturais e comerciais, identificando onde ocorrem as falhas para poder consertá-las.
Depois de ler esse conteúdo você percebeu que sua empresa pode estar em crise? Fale um pouco da sua experiência aqui nos comentários e tire suas dúvidas com nossos especialistas!