Como medir a produtividade

Para obter destaque num mercado competitivo, é preciso ter equipes altamente produtivas. Mas para medir essa produtividade, são necessários métodos e ferramentas precisos e viáveis do ponto de vista operacional.

É nesse ponto que entra a importância de trabalhar com indicadores de produtividade, pois eles vão fornecer a segurança necessária para reconhecer pontos fortes e fraquezas da organização do ponto de vista de processos e do desempenho das equipes.

A produtividade da empresa envolve outros aspectos como a eficiência, uma vez que é preciso estabelecer uma relação entre o que se emprega para atingir um resultado. O princípio da eficiência compreende o mínimo de recursos possível para atingir o melhor resultado.

Com isso, a utilização de indicadores é essencial para alcançar uma visão adequada da realidade, que inclua também o esforço empreendido para executar uma ação.

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas que medem a eficiência de processos de uma empresa, comparando o que é produzido com aquilo que se utilizou para atingir o resultado.

Dessa forma, eles não medem apenas dados isolados, transformando essa relação em uma comparação capaz de fornecer insights poderosos para o constante aperfeiçoamento dos processos internos e externos.

Os parâmetros podem ser estabelecidos pelo próprio gestor, que os utilizará como referência para entender o presente.

Essa lógica pode ser aplicada de forma individual, em equipes, processos específicos ou analisando a empresa como um todo.

Vale destacar que é importante distinguir produção e produtividade, pois é possível ter uma grande produção e não necessariamente ter atingido um índice de produtividade satisfatório.

Uma empresa que tenha contratado um número maior de funcionários terá uma produção maior, isso é lógico. Mas será que essa produtividade também cresceu na mesma proporção?
Para saber, é preciso utilizar parâmetros proporcionais e assim compreender se houve ou não esse aumento. É nesse sentido que os indicadores são um diferencial. Veja agora como utilizá-los!

Leia também  Análise de falhas em indústrias na prática

Como utilizar indicadores de produtividade?

A partir de uma meta e um cálculo, você constrói um indicador de produtividade. Por exemplo, se uma indústria quer conhecer o seu índice de produtividade de uma maneira geral, ela precisa determinar uma meta desejada que seja passível de mensuração.

Essa meta pode ser um número, percentual ou valor monetário, dependendo sempre do que a empresa quer avaliar.

Além disso, é preciso estabelecer um período para essa meta ser alcançada. Seguindo o exemplo anterior da indústria, o gestor pode dividir a produção pelo número de funcionários. Assim, ele saberá uma média de produtividade por pessoa e poderá utilizá-la como parâmetro.

Esse cálculo é a própria construção de um indicador e possibilita medir a produtividade com precisão. A partir dele, é possível conhecer aspectos bem específicos sem misturá-los com outros tipos de indicadores.

Com o resultado, a empresa tem uma noção real de quanto ela produz em relação à sua capacidade, capacidade essa que também precisa ser definida anteriormente. Isso facilita até mesmo a comunicação com as equipes de trabalho, que passam a saber exatamente a meta que devem alcançar.

Esse conteúdo esclareceu o que você gostaria de saber sobre indicadores de produtividade? Deixe um comentário e tire suas dúvidas conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital