05 ideias para melhorar a gestão da sua indústria

Todo problema tem raízes e, no caso de empresas no ramo industrial, muitas vezes as raízes estão na gestão. E para melhorar a gestão, é preciso estar por dentro de soluções que o mercado traz.

Pensando nisso, trouxemos 5 ideias que você precisa conhecer para melhorar a gestão da sua indústria.

O primeiro passo é reconhecer o peso que esse fator tem nos resultados finais, assim como no próprio dia a dia dos funcionários. Depois disso, confie nas ideias que vamos apresentar a seguir e coloque-as em prática!

1. Mapeamento de processos

Além de conhecer bem cada operação dos setores, é preciso mapear cada um dos processos formalmente. Dessa forma, será feito um desenho, isto é, um mapeamento geral dos processos, facilitando a um olhar macro para as operações.

Essa prática viabiliza a solução de problemas, uma vez que é muito mais fácil identificá-los quando se tem uma ideia total sobre cada operação.

Toda linha de produção corre riscos de ter erros e gargalos que devem ser trabalhados desde a gestão. Dentre as maneiras de criar esse mapeamento, podemos destacar:

  • esquemas visuais;
  • desenhos;
  • tabelas;
  • infográficos;
  • dashboards; etc.

Esses recursos possibilitam uma visualização clara e podem variar de acordo com o tipo de função e do setor envolvido.

Muitas vezes, basta criar um esquema de passo a passo para conhecer determinada transação. Noutros, é preciso um pouco mais de detalhes. Vai de acordo com a natureza da operação e do nível de entendimento que se quer ter para melhorar a gestão.

2. Desenvolvimento de checklists

Criar uma metodologia própria para cada processo mapeado é uma forma de garantir eficiência e controle em todas as etapas. Os checklists são instrumentos que tornam possível essa sistematização de etapas, garantindo a padronização.

Um bom checklist precisa conter os seguintes passos:

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Checagem;
  • Ação.

Dentro de cada uma dessas etapas existem tarefas específicas como identificação do problema, análise, plano de ação, padronização, dentre outros, até chegar de fato em uma ação.

Leia também  Manutenção preventiva na indústria: conheça 4 dicas para pôr em prática

3. Modernização das operações

Aqui estamos falando necessariamente em tecnologia. O modelo de indústria 4.0, que representa a quarta revolução industrial, já é uma realidade e representa o que há de mais moderno e eficiente no mercado.

Esse tipo de modelo trabalha com sistemas cyber-físicos, com sensores e softwares, e inclui na sua rotina conceitos como Cloud Computing, Big Data e Internet das Coisas.

A automatização de operações na gestão é uma forma de incluir pessoas e processos na transformação digital e dar agilidade à linha de produção com o mínimo de esforço.

4. Uso de métricas

Todos aqueles processos que devem ser desenhados também precisam atingir um nível de eficiência satisfatório, tanto em relação ao tempo de execução quanto no controle da qualidade em si. Para ter esse controle, é necessário utilizar métricas de gerenciamento de performance.

Isso requer uma escolha de índices de produtividade, tempo e outros critérios relevantes. A partir deles é que se faz uma comparação para, assim, entender de fato a performance.

5. Criação de layouts industriais

A partir da variedade de operações existentes em uma indústria, é preciso utilizar critérios de organização que otimizem tempo, espaço e recursos. É necessário que transações semelhantes ou idênticas fiquem próximas umas das outros.

Para que essa otimização ocorra de fato, não se pode negligenciar nenhuma área, até mesmo em funções de base como o controle de estoque em indústrias. É possível fazer isso usando medidas como:

  • segurança;
  • sinalização;
  • conformidade; e
  • simplificação do acesso e manuseio de máquinas.

Melhorar a gestão da sua indústria é uma tarefa que requer ações que olhem para as funções primordiais do negócio de maneira global. Assim, a partir dessa visão, é possível aprofundar outras ações que darão conta de operações, processos e atividades.

Gostou dessas ideias para a sua indústria? Confira outras tão boas quanto essas no nosso blog. É só assinar nossa newsletter e receber esses conteúdos sem qualquer esforço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por 2op Digital