Mais do que qualquer tipo de negócio, as indústrias dependem de forma significativa de seu processo produtivo.
Para isso, é preciso olhar para esse aspecto de forma objetiva, visando a reduzir qualquer falha ou gargalo que possa resultar em ineficiência, desperdício de recurso ou, até mesmo, lentidão em algum processo.
Pensando na importância disso, criamos um material para falar a respeito do gerenciamento eficiente do processo produtivo em indústrias, demonstrando de que forma é possível controlar esse processo e mantê-lo funcionando como um relógio.
Aprenda conosco porque o tempo está correndo e a sua empresa precisa dele!
Identifique os gargalos no processo produtivo
O primeiro passo para consertar possíveis falhas no processo produtivo é a identificação de gargalos, o que ocorre somente depois de uma análise geral da produtividade.
E o que é gargalo?
Gargalo é justamente aquilo que está impedindo a sua empresa de produzir mais. Trata-se do posto de trabalho com menor capacidade de produzir ao longo de todo o processo produtivo, sendo um limitador da capacidade total da cadeia de produção. Veja alguns exemplos.
Alguns exemplos de gargalo em indústrias são:
- o prazo de validade da matéria-prima;
- a falta ou atraso de algum fornecedor.
Não é preciso pensar muito para perceber que esses aspectos comprometem toda a produtividade da indústria. Por isso, ao identificar que tipo de problema a sua equipe está enfrentando com frequência, é possível melhorá-lo.
Muitas vezes, isso pode ser apenas a troca de fornecedor, ou pelo menos uma segunda opção. Pode ser também a organização do estoque por prazo de validade. Cada empresa tem o seu tipo de gargalo e deve atuar sobre ele.
Mas o que pode de fato aumentar o controle desses gargalos é o conhecimento profundo dos processos, somado ao auxílio tecnológico, como softwares, sensores e sistemas automatizados.
Solucione-os com auxílio de tecnologias
Ao identificar um problema, a empresa provavelmente já teve algum tipo de perda financeira, o que acaba sendo um fator preocupante na hora de investir em soluções. Como investir em soluções com dificuldades financeiras?
Bom, o único caminho é buscar opções que dê retorno imediato e de baixo custo. Nesse sentido, a disrupção digital é a melhor escolha.
Isso significa inserir tecnologias acessíveis no processo produtivo, como um software de gerenciamento que controle etapas cruciais como:
- compra de matéria-prima;
- armazenamento e controle de estoque;
- fabricação;
- venda.
Trabalhando com um software de gestão da produção focado em indústrias é possível criar prazos, metas e procedimentos padronizados, aproveitando muito melhor tempo e recursos.
Preparamos este material com 5 ideias para gestão de indústrias. Que tal se aprofundar mais no tema antes de buscar sua solução?